domingo, 26 de março de 2023

Cortisol : funções, efeitos e impactos na saúde.


Cortisol : funções, efeitos e impactos na saúde.




O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, localizadas acima dos rins. Esse hormônio está envolvido no controle do estresse, na redução de inflamações, no auxílio ao sistema imunológico e no equilíbrio da pressão arterial. Alterações nos níveis de cortisol podem impactar a saúde de várias formas.

Os níveis de cortisol no corpo variam ao longo do dia, sendo geralmente mais elevados pela manhã e diminuindo ao longo do dia. Isso ocorre porque o cortisol está associado às atividades diárias e à serotonina, que gera a sensação de bem-estar. No entanto, para pessoas que trabalham à noite, essa situação se inverte.

O exame de cortisol é indicado para avaliar os níveis do hormônio no corpo e pode ser realizado por meio de uma amostra de sangue, urina ou saliva.

Níveis elevados de cortisol podem ser causados pelo uso prolongado de corticoides ou pelo aumento da produção desse hormônio pelas glândulas suprarrenais, devido a estresse crônico ou tumores. Níveis elevados de cortisol podem levar ao aumento de peso, pressão alta, diabetes, osteoporose, fraqueza e alterações do ciclo menstrual.

Além disso, o excesso de cortisol pode afetar diretamente as atividades cerebrais e aumentar a liberação de adrenalina na corrente sanguínea, o que pode levar ao aumento do estresse e da irritabilidade. Se as causas são mais graves, como um tumor, o tratamento pode envolver o uso de medicamentos para controlar a quantidade do hormônio, como metirapona e aminoglutetimida.

Por outro lado, níveis baixos de cortisol podem ser causados por disfunção das glândulas adrenais, depressão crônica, inflamação, infecção ou desenvolvimento de tumores. Além disso, a suspensão abrupta do uso de corticoides também pode levar à queda dos níveis de cortisol.

Para tratar esse problema, pode ser necessário repor os níveis de cortisol por meio do uso de corticoides. A medicação deve ser prescrita e acompanhada por um médico endocrinologista.

Quantidades insuficientes de cortisol podem levar a consequências como depressão, cansaço e fraqueza. Outros sintomas incluem dor muscular, falta de apetite, febre e pressão baixa.

Em mulheres grávidas, se o cortisol estiver baixo e não for tratado, pode prejudicar o desenvolvimento de alguns órgãos do feto.




0 Comentários:

Postar um comentário